22.4.06
a força de trabalhar a aventura
Apetece-me escrever sobre ele.
Sobre o tempo todo que levou a ver-nos crescer. A primeira frase que me lembro de nos dizer bem alto, e eu do alto dos meus 11 anos (a mais nova dos mais novos) ouvi: “máxima liberdade, máxima responsabilidade”. Naqueles dias, ali sozinhos, na serra da estrela éramos livres. E ele deixava-nos sozinhos mostrando a sua confiança (certamente sentia medo, mas escolhia confiar e nós sabíamos).
E depois muitas horas, muitas horas no enjoo daqueles cigarros muito seguidos, mas na alegria de sermos amigos, de ele nunca nos levar a lado nenhum, ia connosco.
E muitas discussões, muitos projectos, muito para fazer, muito a querer.
E as gargalhadas? Ele tem a gargalhada mais feliz deste mundo. Tosse a seguir porque o pulmão não perdoa, e ri mais um pouco.
Absoluta coerência. Absoluta exigência também. “eu quero ver se quando fores médica também vais ser assim!!!!”. Estava furioso! E mostrava-me sem dó. Fazendo-nos lembrar de quem somos e no que acreditamos. Acreditamos? Defendemos? Temos de o testemunhar sem desculpas, sem distracções, com infinita paixão.
Ontem a mãe dele, mãe de único filho, morreu. E, sendo ele como é sempre, falou do seu pai que lhe deixou o testemunho de ser uma figura pública, sobre a qual todos têm opinião (boa ou má, acrescentou). Da mãe recebeu o testemunho da “paciência da esperança”. E esta frase é toda ele. Guardei-a mais uma vez. Agradeceu mais dois dons que recebeu daquela mulher que o embalou vida fora dizendo-lhe “estás à vontade filho, mais vale ser um bom homem que um mau padre” e calou. Como sempre breve. Seguro. Coerente. Amigo.
Digam o que disserem há poucas coisas mais arrepiantes que uma igreja toda a cantar por alguém que parte, por alguém que fica.


"... A vida significa tudo o que sempre foi.
O fio não está cortado.
Porque estarei fora do vosso pensamento,
Simplesmente porque não me vedes?
Não estou longe,
Só estou do outro lado do caminho."


Charles PÉGUY

(parte de um texto lido, todo o texto vale a pena)



HaloScan.com