25.4.05
Festa da Música
"(...) Eu queria conservar a essência da música clássica, que afinal, se baseia na intimidade e no silêncio. Quando se ouve um pianista numa sala é como se se estivesse numa igreja a rezar. A oração é individual.
Quando se ouve um pianista é como se ele tocasse para nós. Mas é importante estar com os outros, estar em comunhão com os outros.
E era isso que eu queria conservar. Não queria fazer batota com a forma do concerto.
Mas era difícil porque queria milhares de pessoas, recriação desse ambiente de festa dos concertos de rock, mas ao mesmo tempo, conservar a exigência da música clássica, que é onde reside a sua riqueza.

A ideia veio-me quando estava num grande museu em Nantes, estava nesse museu há já quatro / cinco horas e via todas as salas e tive uma ideia: tenho de criar uma casa da música, um local que eu pudesse ocupar de manhã à noite, mas em vez de quadros houvesse salas com concertos em permanência. Vários ao mesmo tempo.
Mas há uma coisa que eu queria evitar e que se pode fazer num museu. Quando entro numa sala de pintura contemporânea e se não gosto, posso sair imediatamente.
Eu não queria que as pessoas saíssem logo, queria que se sentassem e ouvissem como um concerto normal.

Eu começava a ter essa ideia de conjunto: um local especial, onde houvesse música de manhã à noite, e, ao mesmo tempo, se eu queria ter um grande número de gente, os concertos tinham forçosamente de ser curtos. (...) Por isso eu queria concertos curtos, espírito de festa o mesmo de um concerto de rock ou de outras manifestações populares. Onde se possa falar de emoção, que seja acessível. Onde os artistas também possam ser acessíveis (...)"

"(...) Acho que na festa da música, o milagre que se produz é que todos têm papel a desempenhar. O público desempenha um verdadeiro papel assim como o artista e os técnicos. Toda essa gente confraterniza e todos estão ao serviço da música (...)"

excertos da entrevista de René Martin por Ana Sousa Dias in Por Outro Lado sobre o Projecto "Festa da Música"



HaloScan.com