21.10.04
o Ensino Superior
Antes do in�cio das aulas, todos os novos "teaching assistants" tiveram mais tr�s dias de ac��es de forma��o. Discutiu-se o c�digo de conduta da universidade, alguns "case studies", vision�mos v�deos reais de boas e de m�s aulas.
Para o �ltimo dia, estava reservado o melhor. De manh�, enquanto �ramos filmados, cada um de n�s teve de simular 15 minutos de aula. No fim, receb�amos, por escrito, as cr�ticas dos nossos colegas. � tarde, em conjunto, vision�mos os v�deos de cada um, e discutimos as cr�ticas que t�nhamos recebido.
� (Luis Conraria no P�blico de ontem)

No mesmo dia em que este artigo foi publicado, um grupo de estudantes tentava invadir a reuni�o do Senado da Universidade de Coimbra. A democracia nos �rg�os de gest�o s� vale quando concordamos com as suas decis�es. A PSP foi chamada e formou barreira. Os estudantes tentaram romper, de forma violenta. Foi chamado o corpo de interven��o que aguentou a barreira com alguma falta de proporcionalidade. No autocarro ou�o uma manifestante queixar-se do grupo de arruaceiros: "s�o sempre os mesmo a querer fazer de m�rtires!". N�o foi um estudante indefeso que foi preso pelas for�as policiais. Foi um golpe de vitimiza��o programado para apelar a mais contesta��o. Duvido que resulte em alguma coisa. O grau de mobiliza��o entre os estudantes � baixo. A participa��o nas Magnas mostra-o. � pena, havia muito a discutir e a mudar na nossa universidade. Basta comparar o excerto de Luis Conraria para perceber como estamos longe desse modelo de Ensino Superior.
Tamb�m ao mesmo tempo, durante uma aula, gerou-se uma discuss�o entre o professor e a dezena de alunos presentes, a prop�sito da qualidade de ensino. A dedica��o dos professores e a motiva��o dos alunos, as prescri��es e as fraudes pedag�gicas, a vida acad�mica e a vida nocturna, o estado da universidade e o estado do Estado, o movimento estudantil e as suas reivindica��es -- tudo isso passou por aquela conversa breve, enquanto l� em baixo se lutava contra as propinas ao empurr�o. O Governo agradece: desinvestir na educa��o passar� a ser ainda mais f�cil daqui para diante.



HaloScan.com