6.9.04
Avante

O PCP nunca foi o meu partido de elei��o. � um partido de excelentes ideais mas sem din�mica e adequa��o aos novos tempos e, neste momento, um partido sem o l�der que Cunhal foi; ao Carvalhas falta-lhe carisma, chegar �s pessoas. Um partido que soa sempre a "foi". E agora, com o aparecimento do Bloco Esquerda Caviar Intelectual�ide (mas que, me, vai cativando cada vez mais) sentem-se cada vez mais teimosos no que defendem, t�o teimosos que raramente conversam. Talvez lhes falte algum marketing, alguma cor...
O Comunismo no seu estado puro � t�o belo como um cristianismo, acho que ningu�m o nega. Neles dois acho que seria Comunista Crist�o. Algo de m�gico na utopia de criar um mundo melhor, que agrade a mais gente, em que estejamos mais pr�ximos uns dos outros.
Nos �ltimos tr�s anos tenho ido sempre acampar � festa do Avante e quem j� dan�ou ou viu de longe no alto dan�ar a Carvalhesa sabe bem o que significa l� ir. De alguma forma ali o esp�rito dos ideais e utopias que o comunismo puro quis/quer/querer� est�o l� numa forma de estar e partilhar. E � sem d�vida um partido que est� pr�ximo das gentes (o seu trabalho nas freguesias, por exemplo, tem sido de enorme sabedoria), agrada-me as palmadinhas nas costas com um "camarada" � mistura. Ali h� gente que tem vontade de mudar e ali fico sempre com uma d�vida: o que falta aos PC's para recuperarem das ditaduras de esquerda com todo o mal que criaram � humanidade e ao pr�prio comunismo?



(imagens da primeira festa do Avante em 1976, ainda se ouvem os tambores...)



HaloScan.com