1.7.04
Preta
Deixem-me apenas dizer que para mim dizer "preta" j� foi ofensivo, mas j� n�o � assim, digo-o com carinho como a m�sica do Caetano "anda ver aquele preto de que voc� gosta". A av� de Caetano referia-se ao seu amigo G. Gil.

A Herm�nia � africana, tenho pena de n�o saber de que pa�s, mas ainda n�o nos aproximamos o suficiente para sabermos coisas simples uma da outra. Sinto que ser� devagar.
A Herm�nia trabalha, estuda medicina, e cria uma sobrinha que de outra forma estaria entregue a uma institui��o.
No dia em que a conheci espantei-me com a sua beleza. Uma preta de cabelo muito comprido, discreta, com olhar meigo, com andar paciente.
Costumam dizer que eu sou calma, mas a falar com Herm�nia sinto-me um furac�o. Ela fala pausada, na sua voz aveludada, n�o responde ao que eu digo, ouve e fala de outra coisa. Olha-me com aten��o, mas o ritmo � outro, a forma de conversa � outra. Percebo com ela que na mesma l�ngua a comunica��o pode ser totalmente diferente.
Nessa primeira conversa percebi que Herm�nia gosta de aprender, gosta de ler os livros e n�o as sebentas (gostei da parecen�a) mas preocupei-me com aquele balan�o desapressado. Ela tamb�m mostra apreens�o. Quer muito acabar o curso. Precisa. Fico triste deste curso valorizar t�o pouco quem quer perceber, quem gosta de aprofundar e precisa de tempo para isso. Mostro-lhe as aulas impressas de apresenta��es em Power Point e ela mostra-se incr�dula. Eu tamb�m acho que aulas em Power Point s�o do pior. Aparece tudo feito, n�o se segue racioc�nio, n�o se explica com o mesmo cuidado.
Mais umas semanas e combin�mos encontrar-nos para lhe dar a segunda parte da mat�ria de Farmacologia (uma daquelas cadeiras que tem muito que perceber mas que s� nos pedem, sistematicamente, o nome dos f�rmacos). Aconteceu-me o azar de ter de ir a oral e em vez de lhe dar um dossier tive de lhe pedir o que ela andava a estudar.
A Herm�nia, no seu tom quente, deu-me a confian�a que mais ningu�m deu. Uma ou duas frases, com uma convic��o suave. Tudo ia correr bem. Ia com certeza.
A Herm�nia dar� uma boa m�dica. Muito melhor que qualquer um de n�s.



Sister and Brother Walking Quietly



HaloScan.com