16.6.04
Democracia, pol�tica e... futebol
O �ltimo post do Z� Maria deu azo a coment�rios interessantes. Acho que o da Joana Vasconcelos merece ser publicado aqui:
O coment�rio que fiz n�o � anti-futebol, nem um manifesto contra a componente emocional que esse desporto encerra. Muito menos � um coment�rio "in", de um intelectual encerrado numa torre de marfim que olha com desd�m para a plebe tingida das cores nacionais. � simplesmente uma express�o de revolta face � centralidade que o futebol assume na vida dos portugueses (assim como noutros pa�ses) em detrimento de outras componentes - como a pol�tica.
Conheces pessoas que gostam de futebol e participam em v�rias iniciativas sociais, pol�ticas, etc... Eu tamb�m conhe�o, e tamb�m vi o jogo, e gosto de ver futebol. N�o � isso que, para mim,est� em causa. O que me intriga � a intensidade com que se vivem fen�menos que objectivamente n�o resolvem os principais problemas deste pa�s - n�o retendo estes problemas sequer um d�cimo da aten��o que o futebol suscita. Precisamos mesmo de melhorar muito quanto a isto.

Leia-se ainda o palombella com um coment�rio �s bandeirinhas j� aqui referidas pela In�s.

Por agora falei de futebol, ainda que n�o pela minha voz. A parte sobre democracia fica para daqui a bocado, motivada pelas queixas-se do Z� Maria sobre a absten��o nas europeias.



HaloScan.com