30.4.04
da Ciência em Portugal (corrigido)
O Zé Pedro está em Nottingham a fazer doutoramento em Ressonância Magnética. Passo-lhe a palavra, para comentar as medidas contra a "fuga de cérebros" anunciadas pela nossa Ministra da Ciência e do Ensino Superior:

"Foi com grande entusiasmo que tomei conhecimento das novas iniciativas do nosso governo para a caça aos cérebros... basta ter mais de 100 publicações, 200 citações e mais de 10 estudantes de doutoramento. Os interessados serão certamente muitos (especialmente de Física de Partículas [onde cada artigo é subscrito por toda a gente que esteja remotamente envolvida, sendo possível ter uma centena de artigos sem nunca ter escrito coisa nenhuma]), e como eu tenho por objectivo regressar a Portugal, ainda que me faltem 10 estudantes de doutoramento, 200 citações e 99 artigos (98 em vias de 97 se contarmos com os submetidos), decidi que o objectivo passará necessariamente por levar alguém que pudesse servir de mecenas para o meu trabalho.
O meu pensamento foi logo para o meu orientador por quem nutro uma enorme admiração... tem 41 anos, foi o mais novo catedrático da universidade de Nottingham e está na lista dos mais novos no Reino Unido, e é um investigador notável (pelo menos a mim impressiona)... acontece porém que ainda que não tenha problemas quanto a citações e estudantes de doutoramento tem apenas 79 publicações no ISI... depois de toda a expectativa tive que informar o meu orientador que afinal nada feito, não poderíamos montar o laboratório em Portugal... talvez daqui a dois anos Richard... vais ter que continuar a publicar... disse-lhe eu. Ele... ele aceitou a verdade dos factos com enorme humildade. Do meu laboratório o único elegível é mesmo o nosso nobel Peter Mansfield que aos 76 anos vai em 109 publicações e anda a pensar fazer uma viagem de cruzeiro no Mediterrâneo e talvez não se importe de fazer umas férias de dois ou três anos em Portugal... "



HaloScan.com